ATELIERS DE CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Os ateliers de criação cinematográfica instituem um espaço-tempo dedicado à criação colaborativa envolvendo os professores/mediadores e estudantes, com foco na dimensão artística do cinema e no seu potencial de mediação de aprendizagens, tendo como eixo a motivação dos estudantes, a relação com o território e a singularidade do percurso criativo de cada turma.

Os ateliers são estruturados em três etapas:

• 1ª etapa: sensibilização à linguagem do cinema;

• 2ª etapa: estruturação do percurso criativo;

• 3ª etapa: realização dos filmes-carta.

As práticas são realizadas com Smartphones e HandyCams, e organizadas de forma a experiência artística com os recursos audiovisuais intensifique o ato de olhar, sentir, investigar, pensar e inventar o mundo.

A introdução de imagens e sons no ambiente escolar como instrumentos de mediação de aprendizagens promove práticas diferentes daquelas que partem do uso da palavra. O cinema envolve emocionalmente o indivíduo e possibilita a reflexão crítica e a construção do conhecimento a partir da experiência audiovisual. Para além do lápis, a câmera; para além do quadro, a tela de cinema. Para além dos muros da escola, o território e a comunidade. Todas as práticas começam e terminam em roda, e se articularam em torno do diálogo promovido a partir dos filmes e dos dispositivos realizados.

 

Gostou? ENTRE EM CONTATO para nos conhecermos melhor!

 

Trabalhos realizados:

Cartografia de Imagens: Filme-carta, formação e experimentação (2018 - 2019)

Ateliers de criação da EEC da EMEIF José Albino Pimentel (2016 - 2019)

Ateliers de criação do Projeto Cinema no Lina (2018-2019)

Inventar com a Diferença 1 - Ateliers de criação cinematográfica (2014)

Instituto Cultural Casa do Béradêro - Oficinas de Sensibilização ao Cinema (2014 - 2015)