DIÁLOGOS: CINEMA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - CURSO DE INICIAÇÃO À PEDAGOGIA DO CINEMA

Com oito edições desde 2016, o curso Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos - Curso de iniciação à Pedagogia do Cinema tem a proposta de formar professores da rede de ensino de João Pessoa e região para desenvolver práticas educativas inovadoras com o audiovisual e o cinema, e mediar processos criativos com os estudantes. Já contemplamos mais de 200 educadores de cerca de 70 instituições dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O curso é dividido em 6 módulos: Introdução à Pedagogia do Cinema, Criatório de Cineclubes Educativos, Sensibilização à linguagem do cinema, Estruturação do Percurso Criativo, Criação de Filmes-Carta e Edição audiovisual. Cada módulo pode ter de 20 a 40 horas, a depender do formato estruturado em parceria com as instituições proponentes. O conteúdo é trabalhado por meio de palestras, rodas de conversa, exibição de filmes com debate e práticas de dispositivos de criação audiovisual.

Os objetivos dos cursos de formação são:

• Apresentar a metodologia do Grupo Semente Cinematográfica;

• Compartilhar experiências e construir saberes pedagógicos colaborativamente a respeito do uso educativo do audiovisual na educação;

• Apresentar diferentes estratégias de mediação da aprendizagem através da linguagem do cinema: dispositivos de criação cinematográfica e jogos colaborativos;

• Desenvolver habilidades como a leitura crítica de imagens e a criação cinematográfica colaborativa (da ideia à edição audiovisual).

Essa iniciativa contempla uma demanda crescente na Paraíba e no país pela formação de profissionais capacitados para o uso consciente e crítico da linguagem cinematográfica no contexto escolar, orientado pelos princípios de uma educação em Direitos Humanos.

FOTOS