FILMES PRODUZIDOS EM ESCOLAS DA PB SE DESTACAM PELO BRASIL

Em setembro de 2018 o filme "A Roda das Gerações do Coco" foi exibido no 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - o Curta Kinoforum - e premiado com a Menção Honrosa TV Cultura para Novos Olhares. Com o prêmio, esta realização de estudantes da EMEIF José Albino Pimentel da comunidade quilombola Gurugi-Ipiranga (Conde, PB) foi exibida na emissora em 22 de dezembro de 2018.

Em 20 de março de 2019 o Grupo Semente Cinematográfica fará o lançamento nacional de um novo filme: o "Rio de Memórias", realizado por estudantes da EMEF Lina Rodrigues do Nascimento também do Conde (PB), como culminância de um processo de ensino-aprendizagem de cinema ocorrido em 2018 na escola.

A qualidade artística desses filmes produzidos em escolas demonstra como as práticas educativas com o cinema junto aos estudantes tem o potencial não apenas de mediar a aprendizagem de saberes escolares, como também o de formar sensibilidades e o repertório artístico-cultural dos estudantes. Além disso, os filmes produzidos mobilizam a comunidade ao longo do seu processo criativo, e conferem visibilidade nacional/internacional às escolas, municípios e à cultura paraibana!

Estes filmes são frutos de um trabalho educativo com arte e tecnologia implementado pelo Grupo Semente Cinematográfica em parceria com a Prefeitura Municipal de Conde, que visa introduzir a linguagem do cinema nas escolas como um dispositivo de auxílio na alfabetização, de estímulo da criatividade, da investigação do mundo e da construção ativa do conhecimento. A ideia é estimular a inovação dos métodos de ensino-aprendizagem e a produção de obras de arte que nascem no seio da cultura viva quilombola.

Para ver o filme "A Roda de Gerações do Coco" no YouTube, clique aqui

Conheça os outros filmes produzidos em escolas pelo grupo Semente Cinematográfica no nosso canal do YouTube.

Saiba mais:

"Roda de Gerações do Coco": narra o encontro das crianças do grupo Clamores Antigos com os integrantes mais velhos do Coco de Roda Novo Quilombo. O filme foi mediado pelos professores Manoel Cosmo, Felipe Leal Barquete e Ana Bárbara Ramos. Além da exibição em São Paulo, também foi exibido no Festival do Rio de 2018.

"Rio de Memórias": narra a relação da comunidade quilombola Gurugi-Ipiranga com os rios que são parte da localidade, a partir do olhar dos estudantes. O filme foi mediado pelos professores e cineastas Felipe Leal Barquete e Ana Bárbara Ramos.

Deixe uma resposta